Logotipo Biotec AHG

Empresa oferece linhagem de células-tronco de graça

Imprimir .
Com o duplo objetivo de auxiliar no progresso das pesquisas com células-tronco, e ao mesmo tempo produzir uma ótima campanha publicitária, uma empresa australiana de biotecnologia decidiu inovar, colocando linhagens de células-tronco à disposição de pesquisadores de todo o mundo.

A Stem Cell Sciences, empresa que possui laboratórios em várias regiões do globo, anunciou a decisão durante a inauguração de uma de suas unidades em Melbourne, na Austrália. Durante o evento, o presidente da companhia, Peter Mountford, justificou a ação: “Queremos o avanço da pesquisa científica, mas também foi uma decisão comercial, com objetivo de elevar o perfil da companhia”, disse.

As linhagens de células-tronco embrionárias são amostras de células-tronco, baseadas em uma célula-tronco inicial, que podem reproduzir-se indefinidamente, fornecendo material para ser utilizado em pesquisas científicas.    O interesse científico nestas células é muito grande em função de sua capacidade de transformar-se em qualquer célula do organismo humano. O tema, no entanto, suscita discussões em todo o mundo pois, para que os pesquisadores estudem as células, é necessário destruir embriões humanos. 

Novas Linhagens  

De acordo com a empresa, essa é a primeira vez no mundo que uma linhagem de células-tronco é oferecida a pesquisadores e companhias totalmente de graça. 

“Atualmente, não há uma única linhagem no mundo que um grupo científico possa ter acesso sem algum tipo de despesa. Não é correto que algo que foi doado para o bem da humanidade (as linhagens) seja controlado”, disse Mountford.    Batizada de Mel 1, a primeira linhagem produzida especificamente para doação pela Stem Cell Sciences foi criada à partir de material doado por casais que participaram de processo de fertilização in-vitro. De acordo com eles, a doação de embriões para pesquisas científicas já era prevista pelos casais participantes.

Além de Mel 1, que recebeu este nome em homenagem à cidade onde foi lançada, a empresa pretende ainda produzir mais cinco linhagens para doação nos próximos dois anos, provenientes de seus laboratórios em Melbourne (Austrália), Quioto (Japão) e Edinburgo (Escócia), que será homenageada com a linhagem Edi 1, já concluída e que deve ser lançada em breve.    De acordo com Mountford, testes preliminares indicam que a linhagem Mel1 possui melhores adaptações em pesquisas relacionadas à diabetes e ao Mal de Parkinson. Além disso, a empresa afirma que seus cientistas conhecem muito bem a linhagem, e esperam realizar parcerias com pesquisadores de todo o mundo que desejem utilizar a Mel 1 em suas pesquisas.  
17/11/2004
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.