Logotipo Biotec AHG

Gene transregulador de vias metabólicas

Imprimir .

Diversos estudos vêm mostrando que existe uma relação direta entre a obesidade e a incidência do diabetes tipo 2. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos, com uma maior incidência após os 40 anos.

Um estudo conjunto entre pesquisadores do King's College London da Universidade de Oxford, do The Wellcome Trust Sanger Institute, da Universidade de Genebra e do DeCODE Genetics, publicado na edição do dia 15 de maio da revista Nature Genetics, descreve a descoberta de que  um gene ligado ao diabetes tipo 2 e aos níveis de colesterol é na verdade um gene regulador mestre, que controla o comportamento de outros genes encontrados no tecido adiposo do corpo.

Gene regulador é aquele cuja função primária é controlar a biossíntese de outros genes, podendo se dar em nível transcricional ou pós-transcricional. Utilizando amostras de tecido subcutâneo de 800 mulheres gêmeas inglesas, eles analisaram mais de 20.000 genes e encontraram uma ligação entre o gene KLF14 – codifica um membro da família Krüppel de fatores de transcrição – e os níveis de expressão de múltiplos genes localizados no tecido adiposo.  Esse fato demonstra que ele exerce uma papel de controlador da função desses outros genes. A confirmação veio pelo exame de 600 amotras de gordura subcutânea obtida de voluntárias islandesas.

Eles descobriram também que esse gene é herdado da mãe e que a cópia paterna não se espressa, fenômeno conhecido como imprinting genômico – no qual a expressão de um gene depende do genitor que o transmite. De acordo com o estudo o diabetes tipo 2 e a associação lipoproteína de alta densidade-colesterol atua como elemento cis no eQTL (do inglês, expression quantitative trait locus) do KLF14  materno, fazendo com que esse gene atue como um transregulador mestre da expressão do gene para adiposidade.

Os resultados mostraram que os níveis de expressão dos genes regulados pelo trans-eQTL tem alta correlação com características metabólicas e que um subconjunto de genes transregulados estão diretamente associados com fenótipos metabólicos.

As informações obtidas nesse estudo ajudarão a compreender melhor a dinâmica do efeito do locus KLF14 no desenvolvimento de doenças metabólicas e servirá de modelo para a compreensão de outras caracaterísticas.

20/05/2011
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2020 - Todos os direitos reservados - Rua Dr. Melo Alves, 529, cj. 82. Cerqueira César. São Paulo-SP, Brasil. CEP: 01417-010