Logotipo Biotec AHG

Mais de 45 doenças são tratadas por meio do uso das células-tronco

Imprimir .
Segundo dados da empresa Criogênesis, já são mais de 45 doenças que são tratadas pela aplicação terapêutica de células-tronco. Como sabemos, as células-tronco têm grande potencialidade para regeneração. São utilizadas para regeneração e formação de tecidos e órgãos, e, eventualmente, até para substituição do transplante de medula óssea em alguns casos de câncer.

Existem dois tipos de células-tronco: as embrionárias e as adultas. Atualmente, acredita-se que as embrionárias sejam mais capazes de regeneração, comparadas as células adultas, pelo fato de poderem se transformar em quase qualquer célula do corpo. Porém, células adultas também mostram grande potencial para a cura de algumas doenças.

De acordo com pesquisas da USP, Universidade de São Paulo, pacientes com lesões na medula espinhal obtiveram bons resultados com o uso de células-tronco adultas. O mesmo efeito é esperado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Pró-Cardíaco em pesquisas com pacientes de acidentes vasculares cerebrais. As células adultas serão usadas, pois são capazes de produzir tecidos essenciais do corpo. Elas estão principalmente localizadas no sangue do cordão umbilical de um bebê recém nascido e na medula óssea.

Entre as doenças que podem ser tratadas com o uso de células de cordão umbilical, estão: alguns tipos de leucemias (inclusive muitas delas malignas), certas anemias, algumas doenças metabólicas, imunodeficiências, deficiências medulares, certos tipos de hemoglobinopatias, além de doenças como a Síndrome de Evans, Osteopetrose e Histiocitose das células de Langerhans. É com otimismo que os especialistas da área afirmam que, em um futuro próximo, as células-tronco vão ser capazes de curar várias doenças. 

O esperado é que em alguns anos seja possível manipular completamente o uso das células-tronco. É importante lembrar que as células-tronco adultas ainda são mal vistas por seu difícil controle e, em alguns casos formar tumores, porém há quem acredite que as células ainda poderão ser capazes de tratar o Mal de Alzheimer, artrite reumatóide, diabetes e anemias congênitas, entre outras.

  
29/05/2006
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.