Logotipo Biotec AHG

Criada vacina para menores de 2 anos contra infecção de ouvido

Imprimir .
Pesquisadores da República Tcheca criaram uma vacina que deverá prevenir otite (infecção de ouvido) em crianças. A vacina é uma boa opção, pois a doença, embora seja considerada branda em muitos casos, muitas vezes é dolorosa e pode, mesmo que raramente, provocar alguns danos em longo prazo. Embora existam vacinas contra otite, nenhuma é suficientemente eficaz em crianças menores de 2 anos.    De acordo com matéria divulgada na revista britânica The Lancet, a vacina atua contra duas bactérias causadoras de infecções no baixo trato respiratório. São elas: a streptococcus pneumoniae e a haemophilus influenzae

Na pesquisa, cerca de 5 mil bebês de 3 a 15 meses de idade receberam a vacina, que é composta de proteínas de 11 diferentes cepas de bactérias streptococcus pneumoniae e haemophilus influenzae, enquanto as outras crianças receberam uma outra vacina, no caso, contra a hepatite A (grupo controle). 

Os pacientes foram acompanhadas por pesquisadores até atingirem os 2 anos. Foi observado que a vacina protegeu efetivamente as crianças que a tomaram de infecções agudas de ouvido, nariz e garganta. O resultado foi que 333 crianças tiveram uma leve infecção de ouvido comparadas a 499 no grupo de controle. Roman Prymula, da Universidade de Defesa em Hradec Kralove, Bohemia, liderou a pesquisa e confirma que ocorreu uma redução de um terço nos casos de otite média aguda.

O especialista Antony Tucker declarou à BBC que a doença não coloca em risco a vida de ninguém, mas é importante pelo custo de imunização das crianças contra uma infecção de curto prazo. Ele acrescenta ainda que apenas uma parte das infecções são causadas por bactérias e somente algumas por estas especificamente.  

A doença

Segundo a American Academy of Pediatrics (AAP), cerca de 90% das crianças acabam contraindo otite em algum momento antes da idade escolar, geralmente entre 6 meses e 4 anos. Ela causa febre, dor e pode conduzir à perda de audição em casos mais severos e é considerada uma das doenças da infância mais comumente diagnosticadas. É também uma das mais freqüentes razões para crianças procurarem um médico e serem tratadas com antibiótico.

A vacina foi chamada de Streptorix e está sendo testada em estudos clínicos Fase III. Vale dizer que existe um plano para a distribuição da vacina na Europa em 2007, porém isso ainda depende de regulamentação.

  
05/03/2006
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.