Logotipo Biotec AHG

O Botox usado contra o câncer

Imprimir .
O Botox geralmente é usado para melhorar a estética, porém, segundo um estudo publicado na revista Clinical Câncer Research, talvez ele seja útil também em tratamento de alguns tipos de câncer. De acordo com a pesquisa da Universidade de Louvain, da Bélgica, a toxina botulínica foi testada em ratos e o resultado foi um sucesso.

A equipe foi comandada pelo professor Bernard Gallez. Ele injetou a toxina em dois tipos diversos de tumores e percebeu que o Botox ajuda na absorção de radiação e de medicamentos usados no tratamento da doença quando inibe a contração dos vasos sanguíneos (causadores do crescimento das células cancerígenas). Para o professor da universidade belga, o processo foi válido não só porque inibiu a contração dos vasos, mas também por melhorar a capacidade de resposta à radiação e à quimioterapia.     Anteriormente, acreditava-se que a tática deveria ser ao contrário: Pensava-se em diminuir o crescimento vascular para que os nutrientes não chegassem às células tumorais, porém, a proteína permite uma dilatação vascular e causa uma destruição efetiva das células cancerígenas mais resistentes, desta forma, mudou-se todo um conceito construído até hoje pelos estudos antigos. 

Em resumo, os tratamentos até os dias de hoje tinham como objetivo destruir os vasos sanguíneos que alimentavam o tumor e cortar o suprimento de nutrientes e oxigênio, a nova técnica é pró-vascular e pretende aumentar a oxigenação do tumor e facilitar a atuação da quimioterapia e da radioterapia. 

Dados revelam que o método poderia ser útil principalmente nos processos de quimioterapia e radiação. O relatório sobre a investigação demonstrou que a radiação e a quimioterapia são métodos interessantes, porém muitas vezes ineficazes. A pesquisa foi sedimentada com base em dois modelos de tumor. Quando os tumores registravam um crescimento de aproximadamente 10 milímetros, era injetada a proteína, daí, eram esperados três dias e era medida a dilatação vascular.

O estudo mostrou que a oxigenação dentro da célula aumentou nos dois tipos de tumores depois de três dias da aplicação do Botox, sendo assim, o método retardou o crescimento do câncer nos roedores. O que é interessante é que a quantidade de toxina botulínica injetada é parecida à quantidade utilizada em tratamentos estéticos, isto faz com que os cientistas acreditem que a possibilidade da realização de testes contra a doença em humanos seja em pouco tempo possível.  

O Botox

O Botox é derivado da toxina botulínica e é vastamente usado para tratamentos estéticos. Ele geralmente é aplicado em músculos do rosto e provoca uma paralisia temporária. É capaz de reduzir as linhas que aparecem nos arredores dos olhos. Tratamentos contra estrabismo, espasmos faciais e hiperatividades musculares em geral também podem ser tratadas com o Botox.
21/02/2006
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.