Logotipo Biotec AHG

Rede internacional faz discussão sobre a gripe aviária

Imprimir .
Especialistas se juntam para discutir o combate a algumas epidemias, entre elas, a gripe aviária. Quarenta países estão ligados pela rede a fim de discutir estratégias de controle de epidemias como esta que já atingiu vários países da Europa e Ásia.

Há alguns dias foi assinado um acordo para a criação da Associação Internacional de Institutos de Saúde Pública. Entre os congregados estão os Estados Unidos, a China, a Grã-Bretanha e o Brasil. Esta associação vai atuar no combate principalmente à gripe aviária, mas também a doenças como a dengue e a Aids. Temas como a preparação para desastres e prevenção de doenças crônicas também fazem parte da pauta da reunião.

Em entrevista a Agencia Brasil, o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, afirmou que o contato entre os especialistas da área será feito em tempo real por meio da rede, no caso, ele é quem vai representar o Brasil. Para ele será possível manter um contato online e os protocolos mais adequados para controlar a doença serão discutidos prontamente. De qualquer forma, Paulo Buss explica que o Brasil já tomou providencias para evitar a chegada da doença. Segundo ele, o mais importante é não deixar entrar aves que estejam infectadas, caso isso ocorra, o mais apropriado é cercar o foco da gripe e realizar um abate. 

É importante salientar que o Brasil está munido por uma retaguarda hospitalar com estoque do “tamiflu” (medicamento usado no primeiro dia depois da infecção) e existe um preparo para a elaboração de uma vacina para seres humanos, isto significa que não há motivo para alarde.

Até agora já foi discutido o papel dos institutos no gerenciamento de crises ligadas a pandemia e desastres naturais. Experiências de países como a Holanda, o Vietnã e a Tailândia ajudaram a estabelecer algumas estratégias.  

Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública

Além do representante brasileiro Paulo Buss, foram eleitos alguns cargos para a Associação Internacional. O Encontro Geral da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI) aconteceu no final do mês de janeiro e elegeu como presidente o pesquisador Jeffrey Koplan, da Universidade Emory, dos EUA, já o cargo da vice-presidência é do finlandês Pekka Puska. 

No Brasil, a reunião ocorreu na Fiocruz e o primeiro dia foi destinado a aprovação do estatuto e dos mecanismos de operação da associação. Para o representante brasileiro, esta união é muito válida, pois ele acredita que juntos temos mais poder no combate a doenças e na difusão de políticas publicas de saúde.     A Associação vai ter ações integradas na área de saúde pública, vai trocar informações sobre métodos de diagnóstico e prevenção a doenças e divulgação de técnicas, além de reunir instituições que concentram em torno de dez mil pesquisadores de todo o planeta. Vale adiantar que a próxima reunião será na China, em 2007 e na Eslovênia, em 2008.

  
08/02/2006
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.