Logotipo Biotec AHG

Células-tronco recuperam danos na córnea

Imprimir .
Cientistas britânicos, do Centro de Visão do Hospital Rainha Vitória, em West Sussex, no Reino Unido, estão utilizando células-tronco humanas cultivadas em laboratório para recuperar a visão de pacientes com danos na córnea.

De dez operações realizadas com esse procedimento pioneiro, sete foram bem-sucedidas, inclusive os casos em que o transplante de córnea não havia funcionado. 

A técnica, experimental, foi capaz de restaurar a visão de pessoas que ficaram cegas depois de atingidas por ácido e metal fundido ou por problemas congênitos.

O método consiste na obtenção de células-tronco dos olhos de doadores e o seu cultivo em laboratório. Em seguida, são transplantadas na área danificada do olho do paciente, mantidas em uma membrana amniótica.

Testes realizados nos pacientes um ano após a cirurgia demonstraram que não havia traços do DNA dos doadores das células-tronco, o que significa que a recuperação foi feita pelas células do próprio paciente, num processo que descarta a administração prolongada de drogas imunossupressoras.

Segundo o oftalmologista Sheraz Daya, coordenador da equipe, houve grande surpresa entre os médicos pela forma como as células ativaram a regeneração natural das áreas danificadas.

Conforme Daya, que passou cinco anos aperfeiçoando a técnica, o que realmente impressionou foi o fato de que não há presença do tecido do doador e, ao que parece, as células transplantadas foram substituídas pelas do próprio paciente, com a diferença de serem mais potentes.

O próximo passo dos cientistas é aplicar a técnica a outros órgãos e tecidos danificados do corpo com o objetivo de reduzir a necessidade de transplantes.  
10/05/2005
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.