Logotipo Biotec AHG

Novo tratamento do Mal de Chagas utiliza células-tronco

Imprimir .
O programa vem sendo desenvolvido há três anos na Bahia pela equipe do cardiologista paulista Ricardo Ribeiro, do Hospital Santa Izabel, de Salvador, com apoio da Fundação Osvaldo Cruz e do Ministério da Saúde.

Como a Bahia apresenta a maior incidência de casos da doença -dois milhões, do total de seis milhões do País -, o Estado foi escolhido para tal estudo.

Os pesquisadores descobriram que as células-tronco extraídas da medula óssea do próprio paciente têm a capacidade de regenerar tecidos lesados do coração e de eliminar as células que causam a inflamação do órgão provocada pelo Mal de Chagas. 

Os resultados dos 25 primeiros transplantes de células-tronco foram considerados excelentes. Um mês após a cirurgia, os pacientes já começaram a recuperar a capacidade de bombeamento sanguíneo do coração.

O sucesso do novo tratamento levou o Ministério da Saúde a patrocinar, ainda este ano, um estudo nacional com 1.200 pessoas portadoras de quatro enfermidades cardíacas: enfarto agudo do miocárdio, doença isquêmica crônica do coração, cardiomiopatia dilatada e cardiopatia chagásica.

A pesquisa nacional, denominada Estudo Multicêntrico Randomizado de Terapia Celular em Cardiopatias, será coordenada pelos núcleos da Fiocruz do Rio de Janeiro e Salvador. A verba disponibilizada para o estudo é de R$ 13 milhões, já incluída no orçamento do Ministério da Saúde. 

Financiamento

O primeiro edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para financiamento de projetos de pesquisa de células-tronco será lançado no dia 20 de abril. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, durante reunião da Frente Plurissetorial em Defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação, na Câmara dos Deputados. O edital prevê que projetos orçados em até R$ 11 milhões serão financiados.

No mesmo dia do lançamento do edital será instituído um grupo de trabalho para elaborar um "programa de fôlego" para as pesquisas com células-tronco.
11/04/2005
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.