Logotipo Biotec AHG

Governo espanhol pensa em autorizar clonagem terapêutica

Imprimir .
A ministra de Saúde da Espanha, Elena Salgado, anunciou esta semana que o governo pretende aprovar em setembro um projeto de lei que autoriza a clonagem terapêutica.     Segundo a ministra, o projeto está sendo analisado por especialistas em bioética para definir, com clareza, os limites a serem observados. 

Dessa forma, a decisão de autorizar a clonagem terapêutica ainda não está tomada. "Só a tomaremos quando estivermos seguros de que o conjunto de garantias que envolve estes projetos é suficiente", explicou. 

Elena afirmou que gostaria de apresentar o texto ao Parlamento antes do final do ano e acredita que isso será possível. "Espero que, no próximo ano, tenhamos clonagem terapêutica neste país". 

A diferença entre a clonagem terapêutica e a destinada a fins reprodutivos foi ressaltada com veemência pela ministra. "Quando falamos sobre este assunto, deixamos claro que a clonagem reprodutiva está absolutamente proibida, e este é o limite que nunca será ultrapassado", garantiu.    
 
 
Futuro

A clonagem terapêutica permitirá a pesquisa com células-tronco embrionárias com o objetivo de que, futuramente, se possa usá-las na produção de remédios para doenças degenerativas, ainda que sua manipulação implique a destruição do embrião. 

Mesmo com a freqüente oposição da Igreja ao avanço da ciência, comenta Elena, felizmente os estudos continuaram a progredir. "Graças a isso, temos melhores condições de vida", concluiu.
14/07/2005
 

 © BIOTEC AHG 2017 - Todos os direitos reservados - Rua Dr. Melo Alves, 529, cj. 82. Cerqueira César. São Paulo-SP, Brasil. CEP: 01417-010