Logotipo Biotec AHG

Bactéria resistente à radiações tem seu genoma seqüenciado

Imprimir .
A empresa Roche Diagnostics dá um passo à frente no mercado de sequenciadores genômicos com o lançamento do GS 20 em parceria com o Centro de Inovação em Biotecnologia BIOCANT. A apresentação do novo seqüenciador será realizada na cidade de Cantanhede, Portugal, no dia 9 de maio, onde serão mostradas as potencialidades, vantagens e a performance do aparelho, sendo considerado o mais revolucionário já instalado na Península Ibérica.  

Dentre as potencialidades apresentadas pelo seqüenciador, pode-se destacar sua rapidez, a capacidade de produzir milhões de bases simples por hora, a precisão e o baixo custo. o equipamento adquirido pela BIOCANT vai integrar seus laboratórios nas áreas de investigação genética e biologia molecular. 

Em 2006 a Biocant utilizou o seqüenciador de DNA GS 20 para seqüenciar o genoma de uma bactéria encontrada em S. Pedro do Sul, resistente às radiações, a Rubrobacter radiotolerans. O seqüenciamento do genoma dessa bactéria que tem cerca de 3,5 Mb (milhões de bp) foi realizada com um coverage de 21 vezes, seguindo-se após a anotação automática, a anotação manual e o polimento final da seqüência.

O seqüenciamento completo do genoma da bactéria, usando o GS 20, se baseou em picos de reatores paralelos e em pirosequenciamento. Quando comparado com a tecnologia tradicional usada no seqüenciamento de microorganismos, o seqüenciador da Roche reduz o trabalho e o tempo envolvidos durante todo o processo. Em média o aparelho leva cinco horas para obter o genoma de um microorganismo. 

O seqüenciador apresenta outras vantagens além do seqüenciamento de genomas, podendo realizar a abordagem metagenômica de comunidades de microorganismos, genotipagem de populações, identificação de SNPs (Single Nucleotide Polymorphism - Polimorfismos de base única) em tecidos tumorais e análise do transcriptoma ou regulação genética. O aparelho permite também que se realize o seqüencimento de microorganismos sem que se tenha que recorrer à clonagem e à criação de colônias.

  
08/05/2007
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2017 - Todos os direitos reservados - Rua Dr. Melo Alves, 529, cj. 82. Cerqueira César. São Paulo-SP, Brasil. CEP: 01417-010