Logotipo Biotec AHG

Biotécnicas na reprodução animal

Imprimir .
Dos dias 13 a 17 de março de 2007 foi realizada em São Paulo a Feira Internacional de Caprinos e Ovinos - FEINCO - o maior evento do gênero da América Latina. Durante a feira foi realizado o Congresso Internacinal Feinco 2007, durante o qual foram discutidos os pontos mais relevantes das cadeias produtivas de caprinos e ovinos nos âmbitos nacional e internacional.  

A Biotec AHG esteve presente durante todo o evento, mas com especial atenção para a palestra do coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB o professor Dr. João Flávio P. Martins realizada no primeiro dia do congresso. O tema abordado foi: “Biotecnologias da reprodução de pequenos ruminantes (Clonagem, Transferência de embriões - TE, Fecundação in vitro - FIV)”. O professor destacou que as principais biotécnicas utilizadas na reprodução tais como a sincronização de cio, a inseminação artificial, a superovulação, a aspiração folicular, a FIV e a T.E., podem ser utilizadas para o melhoramento genético dos animais e a produtividade dos rebanhos.   

Um outro ponto importante a ser destacado é o pioneirismo da Unifeob, que conseguiu realizar o nascimento do primeiro cordeiro pelo método FIV no Brasil, tendo ocorrido em agosto de 2006. Desde então já ocorreu o nascimento de mais dois animais na instituição, que está investindo em pesquisas para aprimoramento das técnicas.

O congresso contou com a presença de um público bastante heterogêneo, constituído por produtores e profissionais da área, tais como zootecnistas, agrônomos e médicos veterinários. Ao público presente foram mostrados as biotécnicas utilizadas e os benefícios que elas podem trazer ao produtor na seleção de animais de maior qualidade genética e conseqüentemente em maior retorno financeiro da criação.   

Difusão de Tecnologia

Muitas pesquisas têm sido realizadas por instituições públicas e de ensino no sentido de desenvolver ou aprimorar novas tecnologias que possam melhorar as cadeias produtivas de ovinos e caprinos, tal como a criopreservação de sêmen de animais geneticamente superiores com o objetivo de aumentar o tamanho e a produtividade dos rebanhos. Entretanto, deve-se somar a isso um controle zootécnico rigoroso e outras tecnologias como a transferência de embriões e a inseminação artificial. No entanto, muitas vezes a carência de profissionais qualificados para levar essas tecnologias ao produtor é o que dificulta a difusão da tecnologia e o desenvolvimento dessas cadeias.

Na reprodução animal encontramos avanços biotecnológicos muito importantes, como por exemplo, a utilização de água de coco na preservação do sêmen de animais. Muitos estudos nessa área, realizados in vivo e in vitro, têm mostrado excelentes resultados em animais domésticos, tais como suínos, caprinos, ovinos, caninos e até peixes de água doce. A água de coco mostrou-se eficiente na manutenção das características dos espermatozóides como o vigor, motilidade e fertilidade.

   
20/03/2007
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2017 - Todos os direitos reservados - Rua Dr. Melo Alves, 529, cj. 82. Cerqueira César. São Paulo-SP, Brasil. CEP: 01417-010