Logotipo Biotec AHG

Biotecnologia nos países emergentes

Imprimir .
A biotecnologia tem sido considerada nos últimos anos, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento socioeconômico de um número cada vez maior de países em desenvolvimento. Um aspecto importante desse cenário é a rápida introdução da biotecnologia nesses países

O segredo desse mercado é a combinação da eficiência nos custos aliada ao investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Fatores como esses impulsionam as empresas de biotecnologia nos países em desenvolvimento a criar uma nova fonte de inovação em diferentes setores.  

Em um artigo sobre essa análise, publicado na edição de agosto da revista Nature Biotechnology, Justin Chakma e colaboradores descrevem um exemplo real de sucesso de uma empresa de biotecnologia localizada na índia.

A empresa indiana Shantha Biotechnics é um caso que mostra a possibilidade de se obter êxito com inovação biotecnológica nesses países. Além da questão financeira, os autores destacaram as soluções encontradas pela empresa no setor da saúde, a exemplo do desenvolvimento e implantação da vacina para a hepatite B, a um custo reduzido.

Nesse estudo, os pesquisadores destacaram quatro pontos principais para que uma empresa possa manter o equilíbrio entre o retorno financeiro e o impacto local na saúde desses países.  
    
O primeiro passo é a identificação das áreas terapêuticas, onde seja possível alcançar a eficiência de custos, aliada à habilidade de liderança. A busca por investimentos e parecerias a partir de fontes internacionais e não tradicionais, no intuito de competir com as multinacionais do setor, é o segundo ponto destacado pelos pesquisadores.

Em terceiro lugar vem a inovação e o reinvestimento, com o objetivo de buscar lucros por meio de P&D e consequentemente a criação de novos produtos. Esses fatores levaram a empresa indiana em questão, a abrir as portas para grandes contratos internacionais. Por último, a equipe comenta sobre a viabilidade de estabelecer modelos de negócios integrados em países em desenvolvimento. A experiência da empresa indiana mostrou que não se deve investir em todos os produtos, sem que haja a capacidade de execução, pelo menos em parte do projeto.

O sucesso alcançado pela empresa Shantha Biotechnics demonstra que por meio de estratégias focadas na identificação das necessidades locais, no direcionamento de recursos para P&D e a busca por parcerias estratégicas, pode viabilizar o estabelecimento de empresas inovadoras no setor de biotecnologia, nos países emergentes.   
27/08/2010
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.