Logotipo Biotec AHG

Identificação mais precisa de RNAm

Imprimir .
O professor de diagnóstico molecular do Departamento de Genética e Patologia da Universidade de Uppsala (UU), Mats Nilsson, Suécia, coordenou uma pesquisa que desenvolveu um novo método para detecção e genotipagem, in situ, de moléculas de RNA mensageiro (RNAm). O artigo com as informações detalhadas pode ser encontrado no periódico Nature Methods.  

Essa molécula, que é sintetizada no núcleo em um processo conhecido como transcrição, no qual o DNA é utilizado como molde, tem importância fundamental na produção de proteínas (tradução) no citoplasma.

Devido à heterogeneidade da expressão do RNAm, os cientistas vêem uma grande necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o processo de transcrição em um grande número de células. Esse estudo apresenta um método de detecção e genotipagem de transcrições individuais, com base em sondas padlock (cadeado) e na amplificação RCAT (rolling-circle amplification) detarget-primed in situ. As sondas são oligonucleotídeos com seqüências complementares alvo, separadas por um linker.  

A metodologia desenvolvida nesta pesquisa possibilita a diferenciação de sequências genéticas parecidas, facilitando, por exemplo, a análise de mutações. A novidade no uso dessa técnica é a capacidade de identificar a variação genética diretamente no RNAm, que foi produzido pelos genes ativos das células de preparações microscópicas. Isso tudo se deve à associação das sondas padlok com os sinais de amplificação emitidos por células onde estão ocorrendo processos específicos. Esses sinais não são encobertos por aqueles emitidos pelas demais células, o que possibilita que eles sejam identificados.  

Com a utilização desse método, os pesquisadores conseguiram detectar uma mutação em células somáticas, distinguir os membros de uma família de genes e fizeram a detecção multiplex de transcritos em células de tecido de camundongos e humanos.

A maior sensibilidade e precisão são características que podem ajudar na indicação apropriada do tratamento que os pacientes devem receber. Essas características podem auxiliar também na diversificação das formas de estudar os efeitos de variações genéticas em diferentes tipos de células e tecidos, o que é uma vantagem diante de métodos que dependem de preparações com grande quantidade de células de um determinado tecido. O objetivo dos cientistas é utilizar essa técnica na identificação de diversas moléculas, para a análise de materiais contidos em bancos de dados genéticos.
23/04/2010
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.