Logotipo Biotec AHG

Identificada linhagem antiga do Trichoplax adhaerens

Imprimir .
O Departamento de Energia, ligado ao Instituto Genômico dos EUA (DOE JGI, sigla em inglês), pesquisa, há muito tempo, uma espécie simples de animal, chamada Trichoplax adhaerens, a única representante do filo Placozoa

O estudo do material genético dessa espécie fornecerá informações científicas de grande importância sobre a evolução da vida animal. Ele vai ser o grupo-base padrão para a análise comparativa entre genomas de animais e processos biológicos. A obtenção dos dados, através do estudo genômico, estabeleceu critérios evolutivos a partir de alguns animais e identificou um grupo de genes, responsável pela evolução dos organismos.

De acordo com os resultados da análise gênica do T. adhaerens, essa espécie é colocada em uma posição evolutiva, como linhagem ramificada, deixando clara a sua relação com outros animais. Entretanto, o fato de ser o único representante do filo Placazoa, essa relação evolutiva se torna controversa. De acordo com análises mais recentes, aquele filo teria povoado os oceanos antes das esponjas, segundo um dos pesquisadores. Além disso, os dados obtidos incentivaram-nos a cultivar 13 espécies de Placazoa, com o intuito de identificar a maior parte das linhagens básicas do filo.

Para um dos cientistas, em comparação com outros animais, esse filo conserva características primitivas. Por ser uma linhagem antiga, o T. adhaerens é um ótimo representante do genoma ancestral, já que revela os tipos e as estruturas gênicas, além de informar como os genes foram arranjados em um ancestral comum, que teria vivido há milhões de anos.

Esse animal possui a menor quantidade de DNA já encontrada em qualquer outra espécie, com 50 Mpb (mega pares de bases). Os pesquisadores identificaram 11.514 genes nos cromossomos de seis Placazoa, sendo que, dessa quantidade, 80 por cento são divididos entre as espécies dos cnidários e dos bilaterais. Esse organismo compartilha 80 por cento de seus íntrons e o arranjo dos genes com os seres humanos.

O Trichoplax adhaerens tem o corpo em forma de balão e cavidade corporal preenchida por fluido sob pressão. Possui habitat marinho e movimenta-se rastejando sobre o substrato, através de estruturas conhecidas como cílios. Reproduz-se de forma assexuada, por fissão e por brotamento, e nutre-se por meio de estruturas temporárias para a captura de alimento.

Essa espécie é estruturalmente simples, não possuindo órgãos nem neurônios, porém, em alguns animais, apresenta genes associados a alguma função neural. Apesar de não apresentarem sistema nervoso, eles possuem a capacidade de responder a estímulos ambientais. Seu corpo é constituído por milhares de células, divididas em quatro tipos.

Apesar de todo o conhecimento obtido pelos pesquisadores, a partir do estudo genômico do Trichoplax adhaerens, pouco se sabe sobre a vida dessa espécie em seu habitat natural. As informações obtidas, no entanto, são valiosas para a compreensão do processo evolutivo de muitas espécies.

  
28/08/2008
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.