Logotipo Biotec AHG

Sustentabilidade e Segurança Alimentar no Global Feed & Food Brasil 2007

Imprimir .
O Brasil sediou nos dias 16, 17 e 18 do mês de Abril de 2007 o segundo II Global Feed & Food Brasil, realizado pelas instituições internacionais IFIF (International Feed Industry Federation), FAO/ONU (Food and Agriculture Organization of the United Nations/ Organização das Nações Unidas) e organizado pelo SINDIRAÇÕES (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal). O evento foi realizado no Centro de Convenções do Hospital Sírio Libanês situado na capital paulsita.

A IFIF, fundada em 1987 tem como objetivos difundir pesquisas científicas sobre nutrição animal, discutir melhores práticas administrativas para a produção de ração animal e perspectivas de mercado para o setor. A FAO tem como foco principal a agricultura e a alimentação no mundo, empreendendo e apoiando ações que visem a erradicação da fome. O SINDIRAÇÕES, tem como um dos seus principais objetivos promover o desenvolvimento do setor e representar seus associados junto a órgãos governamentais e associações nacionais e internacionais.   

O tema que norteou o evento foi “Sustentabilidade: Produzindo para o bem-estar de todos com qualidade, segurança, responsabilidade, preservando o meio ambiente”. O evento contou com a presença de mais de 40 palestrantes internacionais de diversos setores das cadeias produtivas e de órgãos governamentais. O evento contou com a presença de participantes de países produtores e consumidores, destacando-se os Estados Unidos, União Européia e América Latina.

O presidente do SINDIRAÇÕES, Mário Sérgio Cutait, afirmou que ações como a produção de alimentos seguros e a adoção de Boas Práticas de Fabricação, respeitando o meio ambiente, podem reduzir o desperdício, aumentar a rastreabilidade e a certificação. Dessa forma, melhorando o bem-estar das pessoas, a qualidade de vida, o preço dos alimentos e geração de empregos.

Um dos assuntos de destaque no evento é sustentabilidade, considerado um dos maiores desafios da atualidade, pois o que se busca é a produção de alimentos em quantidade que atenda a toda á demanda mundial, mas respeitando o meio ambiente. Quando se considera o grande número de pessoas desnutridas e o aumento da população mundial, esse tema se torna muito relevante.

A segurança alimentar, outro assunto que foi discutido no congresso, está também ligada à sanidade animal, haja visto que o consumo de carne de frango, segundo dados da FAO, caiu devido aos casos de gripe aviária. Na América Latina o setor de bovinos tenta combater uma das principais ameaças desse setor, a febre aftosa, que tem demandado grandes esforços das autoridades governamentais e dos pecuaristas. 

O evento destacou também a importância que a nutrição de precisão tem na preservação do meio ambiente, em que estudos mostram o efeito positivo do uso de aditivos e suplementos na alimentação animal. O uso dos aditivos ajuda a aumentar a taxa de utilização dos nutrientes da ração, ou seja, o organismo dos animais aproveita melhor os nutrientes, mas com uma menor ingestão de proteínas. Esse manejo nutricional evita que as proteínas que não são aproveitadas pelo organismo dos animais sejam transformadas em dejetos, como o nitrato e a amônia, que prejudicam o meio ambiente. 

No primeiro dia do evento foram abordados vários temas relacionados com a sustentabilidade e sua importância, segurança alimentar, saúde e bem-estar animal. O senhor Graziano da Silva, Representante Regional da FAO para a América Latina e Caribe, falou sobre o significado e a importância da sustentabilidade e seus diversos aspectos, obstáculos e desafios. Além disso, Graziano comentou sobre as prioridades da FAO na busca de soluções para os diversos aspectos relacionados à conservação ambiental, segurança alimentar, bioenergia entre outros.

Outros assuntos abordados no primeiro dia do evento destacaram aspectos relativos à segurança alimentar, no que diz respeito a doenças como a gripe aviária e encefalopatia espongiforme bovina e os impactos econômicos e sociais que os surtos dessas doenças causaram nas áreas de ocorrência.  

Na palestra proferida por Meire Ferreira, do departamento de sustentabilidade, relações institucionais e do departamento jurídico da Sadia, foi apresentado o projeto da empresa mostrando importância da produção sustentável aliada ao gerenciamento ambiental, bem-estar animal, segurança de rações e alimentos, e também créditos de carbono. 

O perfil do congresso mostrou a preocupação dos organizadores de envolver diversas áreas relacionadas com o mercado de alimentos e de rações, além disso, foram debatidos assuntos relacionados à saúde, agricultura, pecuária, indústria, mercado e outras áreas afins, ligadas direta ou indiretamente à produção de alimentos e rações. 

O congresso também foi o centro para duas importantes conquistas para o país, a criação da Associação Latino-Americana das Indústrias de Alimentos para Animais que terá como função principal defender os interesses das indústrias junto aos governos federais e outras organizações também federais. O outro logro foi a assinatura de um acordo de equivalência entre os programas de Boas Práticas de Fabricação do Sindirações e do EuroGap. Com a assinatura desse acordo a abertura, valorização e o acesso dos produtos agrícolas brasileiros na União Européia será muito maior.

  
25/04/2007
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.