Logotipo Biotec AHG

Qualidade do sono e a Ética na pesquisa - temas do 9º Encontro de Biomedicina

Imprimir .
Os dias 3 e 4 foram marcados pela presença maciça de alunos nas 9 opções de mini-cursos que a organização colocou à disposição. Edna S. Miazato Iwamura, Bióloga do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo dissertou sobre a atuação do Biomédico na Área Forense e as aplicações de técnicas moleculares em medicina legal. 

A Prof.a Adriana Polachini do Valle da FMB-UNESP abordou no seu curso de correlação clínico – laboratorial inúmeros temas, entre os quais a interpretação de Hemogramas, valores da glicemia, exame de urina, entre muitos outros. Pela medicina alternativa a Prof.a Doris Bedoya Henao referiu que a acupuntura pode ser utilizada eficazmente como único método de terapia ou como complemento do tratamento da medicina ocidental, no qual o paciente ocupa o papel passivo. A Bioinformática estrutural de proteínas: organização, classificação e modelagem molecular de proteínas foi a proposta do Prof. Antonio Sergio Kimus Braz do IBB-UNESP. 

A Dra. Claudia Petersen e o Prof. José Gonçalves Franco Jr. Do Centro de Reprodução Humana em Ribeirão Preto dividiram a tarefa nas abordagens sobre Reprodução Assistida. Neste mini-curso temas importantes como a preservação da fertilidade foram debatidos, e como o próprio pesquisador destacou “conservar o potencial da mulher é acima de tudo uma atitude saudável”. 

O Princípio de formação de imagens médicas e suas aplicações clínicas foi apresentada pelo Prof. David de Araújo da FMRP-USP. Prof. Progresso Garcia do IBB-UNESP trouxe os conhecimentos da Tanatopraxia e o perfil genético de alta resolução em tumores humanos foi ministrado pela Profa.Silvia Regina Rogatto. A Hematologia Laboratorial foi feita pelo Prof. Paulo César Naoum da IBILCE -UNESP que falou sobre inúmeros temas, entre as quais a hemossedimentação.    O 2º Simpósio do encontro teve como papel central as tão faladas células-tronco. A moderação ficou a cargo de Maria Isabel Nogueira Cano. As “verdadeiras e falsas esperanças” das células-tronco foram debatidas na apresentação da Profª Lilian Piñero Marcolin Eça, da Universidade Federal de São Paulo. 

As “contribuições para a neurociências” foram defendidas pela Profª Gaelle Chopin Stukart-Parsons, do Hospital Albert Einstein e as “células beta e células-tronco embrionárias como fonte de células beta para transplantes em pacientes diabéticos” foram ilustradas pela Profa. Anna Carla Goldberg da Universidade de São Paulo.

Foi apresentado durante o evento o livro “Ética na experimentação animal - consciência e ação” de Roberto Sagayar. O livro como o próprio autor afirma “é um chamamento a ciência e ao amor à vida”. “A esperança é que esse sonho, que se transforma em livro, seja a verdadeira atitude de corrigir erros do passado” sublinhou o médico e ex docente do Departamento de Parasitologia da UNESP.

O Centro Interdisciplinar de Terapia Gênica, UNIFESP, foi representado pelo Prof. Silvio Eduardo Duailib que apresentou ao auditório a Engenharia Tecidual através da abordagem com células-tronco na construção de substitutos biológicos. Aline Bolpetti do Instituto Ludwig – Departamento de Virologia,  trouxe as novidades sobre vacina de HPV apresentando a vacina tetravalente desenvolvido pela Merck que segundo ela “ existe uma redução da incidência de infecções persistentes em torno de 90% dos casos”. 

O terceiro e último Simpósio intitulado de Neurociências teve a Coordenação do Prof. Sergio Tufik. O Prof. Dr. David Araújo pediu aos congressistas que “viajassem com ele” para possibilitar que assim todos seguissem os passos do futuro na Neuroimagem como ferramenta de investigação neurobiológica. Formada pela UNESP, e tendo pertencido ao I Encontro de Biomedicina de Botucatu a biomédica Mônica Levy Andersen salientou a importância dos biomédicos no atual panorama científico brasileiro e mostrou a participação dos Biomédicos em pesquisas sobre o sono. 

Com uma apresentação bem ilustrativa apresentou os ratos como importantes modelos no estudo do sono. Com chave de ouro, o próprio moderador, Prof. Dr. Sergio Tufik, numa palestra digna de nota perguntou “Somos uma sociedade privada de sono?”.

  
04/12/2006
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.