Logotipo Biotec AHG

ABRABI promove Congresso sobre Biotecnologia com qualidade e abrangência em temas

Imprimir .

 

Entre os dias 13 e 15 de Setembro, a ABRABI, Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia, realizou em São Paulo o Congresso e Exposição de Empresas do ramo em sua 6ª edição. Durante o evento foram apresentadas inúmeras palestras para todo o público presente.  Células-tronco, novos materiais e perspectivas de mercado nacional e internacional foram grande destaque no congresso.
 

Amplitude

Os temas abordados nas sessões temáticas, assim como, nas conferencias plenárias mostraram-se de enorme utilidade, evidenciando em detalhes a presença da biotecnologia nos mais diversos setores. Durante os três dias de sua realização, o evento proporcionou aos profissionais presentes a oportunidade de participar e se atualizar acerca dos principais assuntos norteados pela Biotecnologia no campo da pesquisa e do mercado brasileiro.

O programa das apresentações do congresso, muito bem equilibrado, foi organizado por assuntos específicos. Bionegócios, Biodiversidade, Saúde, Política Industrial, Processos Industriais, Novas Tecnologia, Novos Materiais, Meio Ambiente, Bioenergia e Biotecnologia no Campo foram as “pautas” que englobaram a grande diversidade de palestras durante o congresso.
 
 
Saúde
 
Na saúde, por exemplo, destacamos a palestra ministrada pelo Dr. Hans Fernando Dohmann, do Pró-Cardíaco, RJ, o qual coordena a pesquisa com células-tronco para o tratamento de pacientes que sofreram ataques cardíacos ou para aqueles que precisam de um novo coração transplantado, evidenciando a grande importância, resultados e benefícios, que este procedimento vem obtendo. Muito em breve, esta técnica poderá ser rotineira para o tratamento de inúmeros pacientes com patologias e doenças de natureza cardíaca.
 
O procedimento desta técnica terapêutica consiste na aplicação das células-tronco retiradas da medula óssea do próprio paciente, e injetadas diretamente no coração em locais que contenham tecido vascular e músculos, servindo de molde para a adaptação das novas células-tronco. De acordo com os dados apresentados, verificou-se que as células-tronco injetadas no músculo cardíaco miocárdio, dos pacientes estudados, converteram-se tanto em tecido vascular quanto em fibras musculares.    Outro assunto pertencente ao campo da Saúde que também mereceu destaque foi a palestra ministrada pelo Dr. Paulo Lee Ho, diretor do Centro de Biotecnologia do Instituto Butantã (maior produtor de soros e vacinas do Brasil), mostrando a atuação deste na produção de vacinas e biofármacos, alertando para o perigo de uma pandemia ocasionada pela gripe do frango. Dr. Lee disse também que o Instituto está se preparando para produzir, até o final do próximo ano, e em larga escala, a vacina contra este vírus no país. 


Novas tecnologias e materiais 

Esta sessão temática mostrou amplamente o emprego direto da ciência derivada da biotecnologia em produtos muito úteis a sociedade em geral. A apresentação da Dra. Fátima de Mrué, pesquisadora da empresa Pele Nova, e do Sr. Nelson Levy, da Bionext, deixaram claro a qualidade e a fácil utilização de produtos feitos a base de látex e da celulose bacteriana, todos com excelência no tratamento de ferimentos em humanos, resultando numa rápida regeneração do tecido lesado e cicatrização. Em ferimentos leves ou maiores, onde em muitos casos seria necessária a intervenção cirúrgica, estes novos materiais que estarão em breve disponíveis a população prometem revolucionar o tempo e a forma de como tratamos os nossos ferimentos.  


Biotecnologia Internacional

Várias autoridades provenientes de nações como, Grã-Bretanha, França, Uruguai, Alemanha, Canadá e Coréia, estiveram presentes no congresso apresentando a atuação de suas respectivas instituições no contexto da biotecnologia mundial, nos mais diversos campos, governamental, mercado e investimento, estratégia comercial e as perspectivas da biotecnologia no Brasil, na América Latina e no restante do globo.     

 

ABRABI 2005

O Congresso alcançou seus objetivos visto que trouxe a diversidade, a universalidade, a amplitude da biotecnologia em nossa sociedade, e sua eminente importância dentro desta. Preocupou-se com a emissão de boa informação, e com a recepção desta pelos indivíduos que contemplam e esperam bons resultados de nossa ciência. E tentou, acima de tudo, buscar a mescla entre as diversas culturas de criar, e promover melhorias, dentro de campo tão vasto.

 

29/09/2005
Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.