Logotipo Biotec AHG

Ambiente causa mutação benéfica

Imprimir .

 As mutações são, reconhecidamente, os eventos primordiais para a ocorrência da variabilidade genética na natureza e podem ter a sua origem a partir de diversos fatores, sendo os ambientais, entre os de principais ocorrência e importância.

Uma pesquisa considerada, até certo ponto controversa por alguns cientistas, revelou a atuação positiva de alguns tipos de mutações causadas por fatores ambientais. Desenvolvido pelo pesquisador do departamento de biologia da Universidade de Western Reserve (EUA), Christopher A. Cullis, o estudo mostrou que o ambiente além de eliminar algumas mutações prejudiciais, por meio da seleção natural, influencia as positivas.

O primeiro artigo com os resultados desse estudo foi publicado na edição de junho de 2009 da revista International Journal of Genetics and Molecular Biology. Esse ano, o autor repetiu a publicação do estudo com novos dados no Journal of Visualized Experiments.

Utilizando uma variedade de linho (Stormont cirrus) em seus experimentos, o pesquisador mostrou que alterações genômicas ocorridas nesse vegetal, induzidas por fatores ambientais, são sequências codificadas de RNA ribossomal, sendo muitas dessas repetitivas, além de uma cópia simples de inserção denominada LIS-1, compreendendo um fragmento de DNA de 5,7 kilobase (kb).

Estudando as variações nessas sequências, o cientista submeteu as plantas a quatro diferentes condições de crescimento, tendo sido observado que a LIS-1 apareceu nos indivíduos homozigotos e que foi herdada pelas gerações seguintes em dois dos ambientes de crescimento testados. Já no terceiro, o fragmento de DNA foi encontrado de forma esporádica, no entanto, não foi transmitido para a geração seguinte. Quando testada na ausência de indução, não foi possível detectar o LIS-1, nem durante o crescimento, nem nos descendentes.

Os resultados mostraram que a partir de um  determinado ponto de crescimento, o LIS-1 se torna dependente apenas do ambiente crescimento e que  os genes do RNA ribossomal também são alterados durante o desenvolvimento quando a planta é submetida a condições de indução.

De todas as alterações genômicas, nenhuma delas fazia parte dos processos normais de desenvolvimento da espécie utilizada nos experimentos e em algumas plantas, o LIS-1 foi posteriormente perdido. As evidências mostram que o ambiente pode atuar tanto como indutor de variação genética orientada e como agente  seletivo de mutações vantajosas.

08/07/2011
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2017 - Todos os direitos reservados - Rua Dr. Melo Alves, 529, cj. 82. Cerqueira César. São Paulo-SP, Brasil. CEP: 01417-010