Logotipo Biotec AHG

Milho Bt garante plantio de transgênicos na Europa

Imprimir .
Em muitos países da Europa, políticas nacionais restringem o cultivo de alimentos transgênicos, também conhecidos como organismos geneticamente modificados (OGM). 

Na prática, estas restrições não impediram um crescimento de 77% da área plantada na Europa, onde se encontram mais de 110 mil hectares (ha) de área plantada com transgênicos, em 2007, contrastando com o ano de 2006 com 62 mil ha.

No ranking dos maiores produtores de variedades transgênicas, encontra-se em primeiro lugar a Espanha com 72 mil ha, seguida da França com 21 mil ha, a República Tcheca com 5 mil ha, e Portugal com 4,5 mil ha.

Na Europa a única variedade de alimento que tem permissão para ser plantada é a do milho Bt, a qual é caracteriza pela presença de um gene que o torna resistente à lagarta européia do milho (Ostrinia nubilalis) que ataca as lavouras de milho sendo considerada uma praga no continente europeu. 

A resistência do milho Bt à lagarta se dá pela expressão de toxinas, como por exemplo, Cry 1A(b) e Cry 1A(c). A Espanha, que aumentou sua área de plantio em 40%, cultiva essa variedade de milho há dez anos.         

Em experimentos realizados em 2005 pela Embrapa, com milho Bt infestado artificialmente por lagartas de O. nubilalis, nenhuma espiga foi atacada, entretanto, nas variedades não Bt, 40 a 50% foram atacadas pelo inseto.

  
31/10/2007
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.