Logotipo Biotec AHG

Rações transgênicas são seguras como as convencionais

Imprimir .
A segurança do uso de rações derivadas de organismos geneticamente modificados vem sendo comprovada por meio de diversos estudos, inclusive pelo rastreamento da presença do DNA transgênico no organismo dos animais que as consomem, com ótimos resultados. 

A conclusão das pesquisas é que tanto o DNA transgênico como o convencional são totalmente seguros. 

As plantas transgênicas utilizadas na fabricação de rações levam à diminuição do uso de produtos químicos na agricultura e combatem os elementos tóxicos criados por fungos, como as micotoxinas, comuns no cultivo do milho e muito prejudiciais à saúde humana e animal. Além disso, os grãos enriquecidos possuem duas importantes características: a qualidade e o desempenho agronômico.   
 

Cultura

Segundo Gustavo Lima, do Centro de Suínos e Aves da Embrapa, o milho e a soja são os produtos mais usados em rações de aves e suínos. Compra-se milho com base no peso, unidade e parâmetros de classificação, mas o cereal apresenta o problema das micotoxinas. 

No entanto, os alimentos alternativos ao milho ainda oferecem muitas dificuldades, como oferta irregular e alta variabilidade dos lotes. 

Conforme Lima, o Brasil, que já é um tradicional exportador de soja, agora também é grande expoente na venda de milho para o exterior, com cerca de 2,5 a 5 milhões de toneladas/ano. Somente em 2005, o País já exportou 2 milhões de toneladas. 

São três os principais eixos consumidores de ração: frangos, suínos e aves de postura. A indústria fica com 15% da produção, enquanto o consumidor com apenas 5%. 
  

Segurança

A limpeza dos grãos do milho é um fator de segurança, condição essencial para melhorar a conservação dos grãos, garantir maior valor nutricional e a segurança alimentar. 

A área de armazenamento dos grãos, explicou o pesquisador, deve receber cuidados especiais, desde a construção do prédio. "A limpeza é primordial para garantir a segurança dos grãos, assim como a ausência de pó e de insetos". 

Para ele, a segurança alimentar humana e animal começa com os cuidados no campo e vai até a mesa do consumidor.
 
 
12/07/2005
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.